ALTERAÇÕES NA RECOLHA DO LIXO EM SÃO VICENTE DURANTE A PANDEMIA

Para garantir a proteção da saúde pública e dos trabalhadores envolvidos nas operações de recolha e tratamento de resíduos e, em simultâneo, controlar os fatores de disseminação da doença e contágio por Covid-19, o Município de Lisboa tem vindo a implementar um conjunto de medidas de forma a assegurar a regular recolha de resíduos na cidade.

Estas medidas têm sido implementadas de acordo com as orientações das entidades competentes, nomeadamente Agência Portuguesa do Ambiente, Direção Geral da Saúde e Entidade Reguladora dos Serviços da Água e Resíduos e seguem diretrizes internacionais.

A implementação destas medidas implica a alteração da recolha de lixo para dias alternados na cidade, sendo que durante o período de pandemia Covid-19, a recolha de lixo em São Vicente é efetuada, exclusivamente, à 3ª feira, 5ª feira e sábado.

Assim, não deverá colocar o lixo nos contentores de rua ou de condomínio, fora das datas indicadas e os caixotes de lixo de condomínio só deverão ser colocados na rua às 3as, 5as e sábados entre as 18:00 e as 22:00.


Seguindo ainda as boas práticas definidas para a contenção de risco de contágio, os munícipes deverão colocar o seu lixo num saco bem fechado, procurando que não exceda 2/3 da sua capacidade e colocar este dentro de um segundo saco.

O cumprimento destas indicações é determinante para o assegurar de condições de segurança e salubridade para todos nós.


Colabore e divulgue esta informação junto de familiares e amigos.

#jfsaovicente #juntosfazemossv #covid19
#SVFicaEmCasa #FiqueEmCasa 
#EstamosJuntos

FAQS - Questões

O lixo colocado fora das datas e horários indicados, vai permanecer no caixote. Seja no condomínio ou na rua, é um potencial foco de infeção para os seus familiares, amigos, vizinhos e todos que passam junto ao caixote.

Os caixotes que permaneçam na rua podem ser derrubados ou haja a retirada de lixo dos mesmos, aumentando exponencialmente o risco de infeção.

Deverá apenas colocar o seu lixo doméstico no caixote, seja o mesmo de condomínio ou de rua, na data de recolha. Para além de ser o procedimento correto, conforme o regulamento municipal já existente, irá evitar que os caixotes fiquem cheios e que os restantes vizinhos, que procurem proceder do mesmo modo, coloquem os resíduos fora dos caixotes por os mesmos se encontrarem cheios. Evita-se um importante foco de contaminação e o aumento do risco para os funcionários municipais que efetuam a recolha, ao terem de recolher diretamente os sacos que potencialmente podem conter material contagiado. A manutenção da operacionalidade destas equipas é essêncial para a segurança de todos. Ao aumentar-mos o risco para os funcionários, estamos a condicionar o serviço de recolha que serve todo nós.

Se possui um ecoponto ou ecoilha na sua zona, deverá continuar a proceder à separação de resíduos. A recolha seletiva nestes locais mantêm-se.

As máscaras, luvas e outros materiais de proteção individual devem ser colocados no lixo indiferenciado. Reforça-se a importância de acondicionar o saco do lixo, num segundo saco que permita o seu manuseamento em segurança, durante as operações de recolha. 

Durante o período de Pandemia, todos os serviços de recolha a pedido através do atendimento do município (objetos volumosos/monos/monstros, resíduos de construção/demolição e resíduos de jardins, encontram-se suspensos, A colocação destes materiais nos caixotes ou vias constitui uma infração ao regulamento municipal em vigor, sujeita a coima.